Foto: Divulgação PMI

Mais uma edição da ‘Ciranda da Paz’ será realizada neste sábado (16), às 9 horas, na Praça da Paz. O evento é aberto a todos que quiserem participar.

De acordo com a organização, o evento procura desenvolver a boa convivência, serenidade e harmonia entre todos por meio de danças circulares. A professora Bia Esteves, organizadora do evento, reforça o convite à participação da população: “Esse tipo de evento deve ser vivenciado e não apenas assistido. É uma contribuição valiosa como elemento de integração grupal, despertando um grande sentimento de harmonia, descontração, alegria e fraternidade entre os participantes”.

Sobre a Ciranda

As Danças Circulares também são conhecidas como Cirandas ou Danças de Roda e vêm de diversos povos e culturas, não exigindo nenhum treinamento especial. Pessoas de todas as idades podem participar.

Sobre a Praça da Paz

A Praça da Paz fica na Rua Emília Muraro Vanini, nº 59, no Jardim São Vicente, e abriga também o ‘Poste da Paz’. O Poste da Paz de Itupeva foi feito pelo artista Luiz Viana e idealizado também pela professora Bia Esteves.

Trata-se de um símbolo que surgiu em 1955 pela ‘Paz Mundial’, após a devastação causada no bombardeio nuclear durante a Segunda Guerra Mundial, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

A ideia desse movimento partiu do escritor, poeta e filósofo japonês Masahisa Goi que, ao rezar, pedia a Deus inspiração para encontrar uma forma de incentivar aos povos de todas as nações a refletirem sobre a importância da manutenção da paz. “Que a Paz Prevaleça na Terra”’ foi a frase que surgiu nesse momento. Atualmente existem mais de 200 mil Postes da Paz inseridos ao redor do mundo, em mais de 180 países.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário
Escreva seu nome